Chamada para submissão de trabalhos e tutoriais

LatinR2022 <- Conferência Latino-Americana sobre o uso de R em pesquisa & desenvolvimento



A quinta versão da conferência será realizada online, entre os dias 12 e 14 de outubro. Como nas duas edições anteriores, nos dias que antecedem a conferência haverá tutoriais sobre diferentes temas relacionados com R. Este ano a chamada de trabalhos estará aberta para apresentações orais e tutoriais. Cada um desses modos de proposta está descrito abaixo. Observe que as datas e formatos de submissão de propostas são diferentes para ambas as modalidades.

Tópicos de interesse

Os tópicos sugeridos para esta edição são os seguintes:

- Aplicações de R em diferentes disciplinas da academia e da indústria. Todas as áreas do conhecimento e suas combinações são de interesse (por exemplo, Ciência de Dados, Estatística, Matemática, Ciência da Computação, Ciências Biológicas e da Saúde, Bioinformática, Geologia, Ciências Atmosféricas, Ciências Sociais, Humanidades, Educação, Economia, Jornalismo de Dados, entre outras).

  • Desenvolvimento de novos pacotes R

  • Uso inovador de pacotes R existentes

  • Uso de R no ensino

  • Iniciativas inovadoras para aprender R

  • Projeto de experimentos usando R

  • Pesquisa reprodutível usando R

  • Análise de big data com R

  • Aprendizado de máquina com R

  • Visualização de dados com R

  • Análise de rede com R

  • Usos de R no serviço público

  • Usando R para análise de dados abertos

  • Usando R em conjunto com outras linguagens e plataformas de programação

Nesta edição do LatinR, os vídeos das apresentações serão transmitidos ao vivo durante a conferência e posteriormente estarão disponíveis em nosso canal no YouTube. As línguas oficiais da conferência são o espanhol, o português e o inglês. O resumo deve ser escrito no idioma em que a apresentação/tutorial será realizada. O prazo para envio de propostas para apresentações é sexta-feira, 17 de julho. Os envios devem ser feitos através do seguinte formulário.

Modalidades de apresentação
Comunicações orais

Comunicações sobre os resultados do trabalho de pesquisa, estados de progresso ou desenvolvimentos específicos que, por sua originalidade ou potencial aplicação e impacto no uso ou desenvolvimento de R na academia ou na indústria, sejam de interesse da comunidade regional de R. Aqueles que participam nesta modalidade terão 15 minutos para a apresentação, que será pré-gravada e transmitida durante a conferência. Após a projeção do vídeo, será realizada uma sessão ao vivo na qual os autores que apresentarem sobre temas relacionados se reunirão para gerar um diálogo a partir de perguntas do público, que serão moderadas pela equipe organizadora.

A submissão deve incluir um resumo anônimo de no máximo 2 páginas, incluindo texto, tabelas e figuras. No caso de projetos que incluam aplicativos em Shiny (ou outros formatos interativos), deve-se incluir a url onde o aplicativo está disponível.

Palestras relâmpago

As palestras relâmpago são uma oportunidade para as pessoas pesquisadoras e profissionais apresentarem e discutirem seus últimos avanços, ideias, pesquisas em andamento, experiências e desafios relacionados aos eixos temáticos LatinR. Quem participar desta modalidade terá 5 minutos para a apresentação, que será pré-gravada e transmitida durante a conferência. Após a projeção do vídeo, será realizada uma sessão ao vivo na qual os autores que apresentarem sobre temas relacionados se reunirão para gerar um diálogo a partir de perguntas do público, que serão moderadas pela equipe organizadora.

A submissão deve incluir um resumo com no máximo 2 páginas, incluindo texto, tabelas e figuras. No caso de projetos que incluam aplicativos em Shiny (ou outros formatos interativos), deve-se incluir a url onde o aplicativo está disponível.

Mesas temáticas

As mesas temáticas são uma forma de reunir pessoas pesquisadoras e profissionais em torno de um tema comum, a fim de mostrar diferentes perspectivas para sua abordagem. Propostas deste tipo devem contemplar uma pessoa responsável pela mesa, que atuará como moderadora, e entre 3 e 4 apresentações.

Quanto ao seu funcionamento, as mesas começarão com uma apresentação de 5 minutos pela pessoa moderadora, na qual será feita uma introdução ao tema. Como a LatinR é uma conferência que abrange diferentes disciplinas, esta introdução pretende familiarizar o público com o tema que será abordado na mesa e explicar a conexão entre as diferentes apresentações. Cada apresentação terá a duração máxima de 10 minutos. A mesa não pode durar mais de 45 minutos no total, incluindo a introdução e as apresentações individuais, e será pré-gravada. O vídeo será transmitido durante a conferência e será organizada uma sessão ao vivo na qual os participantes da mesa se reunirão para responder a perguntas do público.

De particular interesse para a conferência são aquelas mesas temáticas que têm uma composição diversificada, ou seja, que incluem pessoas de diferentes instituições, países, disciplinas, gêneros, etc., e que mostram diferentes metodologias e abordagens para tratar do tema escolhido.

A submissão de propostas de mesas temáticas deve incluir:

  • uma apresentação da mesa temática com uma extensão máxima de 150 palavras

  • um resumo de cada apresentação, com no máximo uma página, incluindo texto, tabelas e figuras.

Datas importantes

Início do recebimento das propostas: 9 de maio de 2022

Prazo final para recebimento de propostas de [tutoriais]: 3 de julho de 2022

Prazo final para recebimento das propostas de [apresentação]: 17 de julho de 2022

Envio do resultado dos tutoriais: final de julho

Envio do resultado das apresentações: final de agosto

Envio das apresentações em vídeo: meados de setembro

Data de oferecimento dos tutoriais: segunda-feira e terça-feira, 10 e 11 de outubro de 2022.

LatinR 2022: quarta-feira a sexta, 12 a 14 de outubro de 2022

Considerações sobre os envios
  • Todos os trabalhos devem ser enviados em formato PDF, sem autoria ou filiação, através da plataforma EasyChair. Existe um pacote desenvolvido por Elio Campitelli que permite o envio direto do R. Você pode conferir os detalhes neste post. Se preferir usar um processador de texto, pedimos que use este modelo para envio.

  • Os envios devem ser feitos através da plataforma EasyChair, de 9 de maio a 17 de julho.

  • Os resumos devem ser escritos em tamanho carta, fonte tamanho 11, espaçamento simples.

  • No caso de mesas temáticas, todos os resumos devem ser incluídos no mesmo arquivo.

  • Todos os trabalhos serão cuidadosamente analisados pelas pessoas que fazem parte da Comissão Científica (que será anunciado em breve), tendo em conta a sua originalidade, contribuição, qualidade técnica e clareza.

Inscrição

Para garantir sua inclusão no programa, uma vez aceita a proposta, pelo menos uma pessoa autora de cada comunicação oral/mesa temática/paletra relâmpago deve se inscrever para confirmar a participação na conferência.

Apresentações e pôsteres de versões anteriores do LatinR


Em nosso canal do YouTube é possível rever os vídeos das edições 2020 e 2021 do LatinR. Em nossa conta do GitHub é possível acessar os resumos e materiais de apresentação e pôsteres dos anos de 2018, 2019, 2020 e 2021.